terça-feira, 17 de abril de 2012

O lobo maU e o lobo maL-acostumado

"O contrário de bOm é maU (com U) e o contrário de bEm é maL (com L)."
Todo mundo sabe essa. Eu também sei.
Mas um dia desses reparei numa coisa: se a pessoa tem algum maU costume, então ela é maL-acostumada!
...
"Ah, Idelfranio! Grande coisa! Todo mundo sabe disso!"
Eu não sabia.
-*-*-*-
O lobo é maU porque não é bOm.
O lobo é maL-acostumado porque tem maUs costumes.
Logo, se o lobo não é bOm e seus costumes (também) não são bOns, ele é maU e maL-acostumado.


Pensei nisso quando estava bolando o título pra historinha, depois de um papo com Meu Amigo Gerardo Furtado
(Foi por pouco que) Não caí na tentação (desvario súbito e momentâneo) de chamá-lo de MaU-maL (o lobo, não o Meu Amigo), o que seria de um maU gosto tremendo (concluí depois, no final das contas)! O próprio Gerardo concordaria, estou certo!
-*-*-*-
Por tudo isso o título da historinha é "O lobo maL-acostumado e os três cofrinhos" e não "O lobo maU acostumado e os três cofrinhos" (lembrando que jamais poderia ser "O lobo maL acostumado e os três cofrinhos", hein!)
-*-*-*-
E já teve gente se/me perguntando: mas, então, esse lobo aí nem é maU?!
Ah, rapaz! Aí só mesmo lendo o livrinho pra saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário